PLANO DE AULA DESENVOLVIDO DENTRO DO PROJETO PARA GOSTAR DE LER E ESCREVER
Justificativa: Alunos iniciantes do Ensino Fundamental Ciclo II - apresentam deficiências na leitura - escrita e interpretação de textos simples, porém, estão muito dispostos a melhorarem, colaboram com as atividades apresentadas.
Por essa razão desenvolvi uma situação didática sobre o gosto de ler sem pressão.
Objetivo:Os alunos iniciarem o gosto pela leitura, socialização; compreender as dificuldades do outro; aprender de forma lúdica.
Período de desenvolvimento: 15/08/2013 a 25/09/2013
Público Alvo: alunos dos 6os anos/5as séries.
Desenvolvimento:
1a Etapa: Apresentação do plano
2a Etapa: Divisão dos alunos em 5 grupos;
3a Etapa: Escolha do texto e gênero;
4a Etapa: Discussão sobre a forma de apresentação dos trabalhos;
5a Etapa: Escolha das datas para apresentação;
6a Etapa: A Apresentação
Avaliação: Durante os trabalhos em classe, na apresentação:
Critérios:
- Organização no grupo;
- Participação;
- Criatividade;
- Correção gramatical nos cartazes;
- Expressão corporal - voz - entonação ;
- Cópia da capa do livro - (verso dolivro ) se houver;
- Pequena Biografia do Autor(a) ou Autores
Recursos: Vídeo - Jornais - Internet - Livros - Revistas - Apostilas Vol.I - II - III
Trabalhos realizados em sala de aula -
Gêneros trabalhados: Contos ( fada - maravilhosos - lendas ) - Romance - Fábulas - Crônicas
OBS.: No final do trabalho será postado os textos/ Nome dos livros / Biografia dos autores.
Apresentação do 6o C - Conto de Fadas - RUMPELSTICHEN - Irmãos Grimm
Festa no céu - O Rei Careca -
A Galinha dos Ovos de Ouro
Diário de Uma Garota Nada Popular
Diário de um Banana - 2
Drácula
As fotos acima são dos livros que os alunos leram e fizeram suas apresentações de 09 a 16 de setembro de 2013.
Agradeço aos pais que colaboraram com seus filhos , equipe gestora e colegas professores.
Obrigada a todos.
Profa. de Língua Portuguesa IreneW.Donatelli
http://www.slideboom.com/presentations/783046/PAUSA.pptx
http://www.slideboom.com/presentations/783046/PAUSA.pptx
Este trabalho foi realizado para o Curso de capacitação - MGME - Três dias de aulas presenciais. 60 horas à distância.
Situação Didática -1
______________________________________________________________________________
Plano de aula - PERSONAGEM - Característica física e psicológica
Os alunos das quintas séries/6os anos C-D-E e F estão trabalhando como componente curricular os elementos da narrativa e para iniciar esse trabalho , por ainda estarem na fase concreta e aliado a esse conhecimento, criei este plano para que trabalhassem na prática a construção de um personagem com características físicas e psicológicas.
Objetivo:
O aluno aprender de forma lúdica o que é uma característica física e uma característica psicológica
Desenvolvimento:
Os alunos criarem personagens irreais(não existentes) e montarem um perfil psicológico juntamente com características físicas.
Recursos:
- Aula expositiva sobre o que é característica física e psicológica ;
- Material reciclado;
- Argila;
- Cartolina;
- Tinta guache;pincel; régua;tesoura;canetas coloridas
Avaliação:
Durante três dias os alunos trabalharam na construção desses personagens e a avaliação pela professora se fez nos seguintes itens:
- Organização do grupo
- Participação
- Escrita na cartolina ou sulfite das características físicas e psicológicas
- Apresentação dos personagens por sala
Abaixo é o resultado final dos trabalhos realizados pelos alunos dos 6o anos C-D-E e F
dia 11 de abril de 2013
_________________________________________________________________________________
_________________________________________________________________________________
Viajando no Tempo
Trabalho desenvolvido no final de 2011 pelos alunos dos 8os anos A-B-C e D
ESQUISTOSSOMOSE
Justificativa:
Os alunos serem informados sobre a Esquistossomose, suas causas e conseqüências; como multiplicar esse conhecimento para a comunidade.
Objetivo :
Produzir um folheto; filme; slides; informativo e preventivo ; história em quadrinhos; criar uma narrativa (de acordo com a série e o conteúdo desenvolvido pelo professor)
Disciplinas envolvidas:
Português – Ciências - Geografia – Matemática -
Público Alvo:
Alunos de 5ª – 6ª – 7ª séries
Duração: 13 a 17 de junho
Desenvolvimento:
1ª Etapa – (1 aula)
Sensibilizar os alunos com um vídeo –
2ª Etapa - Formar grupos para discussão sobre o vídeo;
3ª Etapa - Tempestade de ideias. (formular um questionário para ser respondido pela comunidade escolar ; funcionários; professores; pais .
4ª Etapa – Produzir um folheto, vídeo ou slides para se informar a comunidade envolvida sobre a prevenção da Esquistossomose.
Produção escrita
Passo 1 – O grupo deve optar por divulgar a campanha de interesse público.
Passo 2 – O grupo deve selecionar o público-alvo.
Passos 3 e 4 – É preciso pensar nos dois passos anteriores para fazer as opções.
Passo 5 – Os alunos apresentarão o esboço para a classe, para que o grupo possa fazer comentários e sugestões.
Passo 6 – A partir dos comentários da classe e do professor, o texto deve ser reformulado e a versão final, produzida.
Passo 7 – Professor, organize os trabalhos da maneira mais conveniente...
(Passos retirados da apostila do aluno vol.II. 2011.Pág. 14 e 15 - Disciplina Português)
CONSTRUINDO A GRAMÁTICA
JUSTIFICATIVA:
Os alunos precisam aprender no concreto o uso dos recursos da língua e já não é mais viável fazê-lo através de exercícios de fixação (decoreba) . Os alunos precisam manusear essas palavras que compõe o léxico e assim ao mesmo em que manipulam também memorizam . São elas :
PRONOMES
• Pronomes pessoais do caso reto e oblíquo
• Pronomes possessivos
• Pronomes demonstrativos
• Pronomes indefinidos
PREPOSIÇÕES
• essenciais e acidentais
ADVÉRBIOS
• tempo
• negação
• afirmação
• dúvida
• intensidade
• lugar
• modo
• interrogativos
Locução adverbial
• afirmação
• intensidade
• lugar
• causa
• instrumento
• companhia
• finalidade
• modo
• negação
• tempo
Interjeições
Onomatopeias
Substantivos
• próprios e comuns
• primitivos e derivados
• simples e compostos
• concretos e abstratos
• coletivos
Adjetivos
• gênero – número e grau
Verbos – 1ª – 2ª – 3 a conjugação – Regulares – Tempo e Modo.
OBJETIVO: Montar caixas que contemplem as classes gramaticais acima citadas utilizando-se do lúdico para ensinar e aprender como se constrói um texto utilizando-se dos recursos da língua materna.
Objetivo específico: Aprender quais os recursos lingüísticos que utilizamos para construir frases nominais – verbais (orações). Montar textos com mais concordância, coerência e coesão.
Público alvo: alunos das sextas séries A – B – C e D
Período de duração: 01 de julho até o início das férias.
Desenvolvimento:
1ª Etapa: Apresentação do trabalho aos alunos – 1 aula – 50 minutos;
2ª Etapa: Dividir a sala em 12 grupos de 3 alunos cada ;
3ª Etapa: Material que deverá ser trazido pelos alunos:
1. Caixas de sapatos – tamanho variados
2. Papel liso para encapar as caixas (12 cores diferentes)
3. Cartolina ou Papel cartão nas mesmas cores dos papéis que serão usadas para encapar as caixas de papelão
4. Fita adesiva – transparente ou da cor do papel colorido
5. Caneta hidrográfica preta -
6. 1 metro de velcro por aluno
7. TNT – flanela ou tecido que receba aderência
4ª Etapa: Os alunos já divididos em grupos iniciarão a construção das classes gramaticais
Cada grupo receberá por sorteio uma item a ser construído.
Exemplo.
Grupo 1 – 3 alunos receberão a incumbência por sorteio de montar os pronomes pessoais do caso reto e oblíquos.
Escolherão uma cor para cada grupo de pronomes pessoais do caso reto e outra cor para oblíquos
Recursos:
• Papel
• Cola
• Tesoura
• Velcro
• Caixas de sapato e botas (outros formatos)
• Canetas hidrocor
• Etiquetas autocolantes
• Papel cartão
• Cartolina
• Letras em E.V.A. (se possível)
Avaliação: após a realização do material e o uso dos mesmos.
• Poderá haver modificação após a apresentação aos alunos dos trabalhos .
Professora criadora do plano de aula e responsável pela execução:
Irene Weber Donatelli – Língua Portuguesa
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Se você gostou ou deseja deixar uma sugestão, fique a vontade e coloque sua opinião porque ela é importante para mim.